Você sabe o que é energia eólica? Veja detalhes de como funciona!

Buscar novas formas de gerar energia é um dos maiores objetivos da sociedade nos tempos atuais, não só pela economia financeira que isso pode gerar, mas, também, em prol da proteção do meio ambiente e da sustentabilidade.

A energia eólica é gerada pelo vento e, embora seja pouco utilizada, é tratada como uma fonte de energia bastante benéfica, já que não traz malefícios para o meio ambiente.

A energia eólica é gerada por grandes turbinas, que são chamadas de aerogeradores, feitas em formato de cata-vento.

O equipamento é instalado em locais aberto e que recebem uma boa correnteza de vento, para gerar o máximo de energia possível.

Portanto, a energia eólica é a energia elétrica captada pelo movimento dessas turbinas.

Vantagens e desvantagens da energia eólica

Apesar das muitas vantagens trazidas pelo uso de energias renováveis, como a energia eólica, há de se considerar, também, que esse tipo de produção apresenta alguns impactos, especialmente pelo fato de que os parques e usinas de aerogeradores são muito grandes.

Entre as vantagens, podemos dizer que a fonte de energia eólica é inesgotável, uma vez que é gerada pelo vento.

Além disso, ela não emite gases poluentes e nem gera resíduos ao meio ambiente, fatos que podem diminuir a emissão de gases de efeito estufa.

Podemos destacar também que a energia eólica é uma das fontes mais rentáveis financeiramente, uma vez que são baratas de se obter. O

s valores da fabricação, instalação e manutenção dos aerogeradores são mínimos quando comparados ao retorno oferecido aos proprietários.

Já do lado das desvantagens, o principal motivo está na dificuldade de manter uma produção passível de exploração comercial da energia, já que é preciso uma boa quantidade de vento.

O local da instalação dos parques de aerogeradores também devem ser afastados de habitações, pelo menos 200 metros de distância, devido ao ruído sonoro que é gerado pelo impacto do vento nas pás da turbina.

Brasil entre os maiores no assunto

O Brasil é nono país com maior capacidade de geração de energia eólica. Segundo relatório oficial, em 2016 o Brasil atingiu 10,7 mil megawatts instalados de energia eólica.

A China continua sendo o País que mais aproveita a sua capacidade de gerar energia eólica, com uma produção de 168,7 mil megawatts.

Vídeo | Apresentação | Telhas solares Tesla | Elon Musk | Português Legendado

Veja mais sobre energia solar e projetos de energia eólica no site: https://www.energiamundial.com.br/